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Educação Pré-Escolar

Caracterização


A Educação Pré-Escolar é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento das crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico proporcionando-lhes atividades educativas e atividades de apoio à família.


Objetivos


Constituem objetivos da Educação Pré-Escolar:

  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança;
  • Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
  • Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
  • Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;
  • Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde.



Atividades e Serviços


A Educação Pré-Escolar está organizada em duas componentes, uma educativa e outra de apoio à família, prestando, em cada uma delas, um conjunto de atividades e serviços:


  1. Na componente educativa (gratuita):
  • Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças e de acordo com o Projeto Educativo e Curricular de sala;
  • Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
  • Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
  • Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento da resposta social e desenvolvimento da criança.


  1. Na componente de apoio à família (comparticipação mensal proporcional aos rendimentos per capita do agregado familiar) :
  • Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
  • Nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente, à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica;
  • Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
  • Alargamento de horário de funcionamento;
  • Atividades de enriquecimento curricular, de animação e de apoio à família; Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento do equipamento e desenvolvimento da criança.